Projeto de Instrumentação - Recomendações Práticas de Instalação
Instrutor: Douglas Camargo von Hartenthal.
Data a definir.
Período: a definir.
Duração: 16 horas/ 08 encontros.
Recursos Necessários:
Computador ou Notebook
Microfone e alto-falante
Sistema operacional: Windows 7 / 10 (32/64 Bit)
Configurações recomendadas: Processador 2.0GHz, 8GB RAM, 5GB livre de HD/SSD
Pré-requisitos:
Conhecimentos básicos de informática
Público Alvo: Engenheiros, Técnicos e Projetistas de Instrumentação e de manutenção de sistemas instrumentados, que precisem complementar e atualizar seus conhecimentos para elaboração de projetos de instrumentação e automação e melhorias de projetos existentes.
Objetivo: Fornecer ao participante informações fundamentais para a elaboração de projetos de instrumentação industrial. Apresentação de recomendações práticas e normas para especificação de materiais, instalação e documentação técnica.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Requisitos de instalação e interligação de instrumentos ao processo:
- Serão abordados aspectos de interligação ao processo de instrumentos de medição de temperatura, pressão, nível e vazão, bem como das válvulas de controle.
- Apresentação de típicos de instalação ao processo de instrumentos instalados “em linha”, “na linha” e “fora do processo”.
- Especificação de materiais de interligação dos instrumentos ao processo.
Requisitos de interligação para transmissão de sinais de instrumentação (analógicos e digitais):
- Apresentação de típicos de instalação elétrica e recomendações para interligação e especificação de materiais para transmissão de sinais analógicos ou digitais.
Requisitos de instalação de redes industriais para transmissão de sinais de instrumentação:
- Topologias e limitações para cada tipo de rede,
- Dimensionamento da rede,
- Especificação de cabos e principais componentes.
Recomendações de aterramento para proteção e prevenção contra ruídos eletromagnéticos.
Especificação e instalação de protetores contra surtos de tensão e corrente.
Documentação a ser incluída no projeto. Abordando os tipos de documentos, formatação e simbologias empregadas.
Visão geral das principais normas aplicáveis.
Material Didático:
Arquivos das apresentações em pdf.
Instrutor: Douglas Camargo von Hartenthal
Formado em Engenharia Elétrica – Opção Eletrônica pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Engenheiro da PETROBRAS de 1976 a 1990 com participação em vários projetos de instrumentação, tanto na atividade de fiscalização de obras como elaboração de projetos. Sócio Gerente da LAPLACE Automação Industrial Ltda desde 1988, atuando como responsável técnico e coordenador de vários projetos de instrumentação para empresas públicas e privadas. Elaboração do projeto de instrumentação dos Sistemas de Água da SANEPAR do litoral do Paraná pela LAPLACE. Elaboração de projetos de instrumentação para a PETROBRAS pelas empresas ENGEVIX Engenharia S/A (2005 a 2006), TECNOMON Consultoria e Projetos Ltda. (2006 a 2009) e ALUSA Engenharia Ltda. (2010) e TRANSPETRO pela AGF Engenharia Ltda. (12/2011 a 8/2012). Gerente de Elétrica e Instrumentação na A1 Engenharia e Gerenciamento Ltda. (2011). Elaboração de projetos de instrumentação para a CNEN – Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) pela INTERTECHNE Consultores S.A. (9/2012 a 2/2015). Projeto de Sistemas Eletrônicos, CFTV, SCA, SDI para o Aeroporto do Galeão pela INTERTECHNE Consultores S.A. (2/2015 a 7/2015). Membro atuante da ISA. Ex-Presidente da ISA – CURITIBA. Professor Auxiliar da disciplina de Acionamentos Pneumáticos e hidráulicos do Curso de Engenharia de Controle e Automação da PUCPR (primeiro semestre de 2018).