top of page

Recursos Técnicos

1

Certificações ISA.

A ISA administra 3 programas de certificação: Certified Automation Professional – CAP (Profissional Certificado de Automação), Certified Control Systems Technician – CCST (Técnico Certificado de Sistemas de Controle), e Certified Industrial Maintenance Mechanic – CIMM (Mecânico Certificado de Manutenção Industrial). Cada programa possui um objetivo diferente, uma assessorial qualificada e uma confirmação das habilidades profissionais e técnicas de um indivíduo. Cada certificação é concedida com base numa combinação de educação e treinamento formal, experiência profissional e performance numa prova escrita. O programa CCST, estabelecido no começo dos anos 90, atendeu uma demanda industrial óbvia e rapidamente conquistou credibilidade. Agora, existem cerca de 4.000 técnicos certificados pela ISA nos Estados Unidos, no Canadá e pelo mundo afora. Os programas CAP e CIMM, lançados em 2004, demoraram um pouco para serem reconhecidos e ainda estão começando a ser estabelecidos na comunidade industrial.

https://www.isa.org/training-and-certification/isa-certification

2

Periódicos e Livros ISA

 

A InTech, revista técnica bimestral da ISA, tem sido freqüentemente caracterizada como o mais valioso benefício de ser membro da ISA. A InTech oferece uma cobertura competente e estimulante das novidades sobre as tecnologias de automação e de aplicações, bem como estratégias que, provavelmente, aumentarão as chances de sucesso dos profissionais do ramo da automação. A InTech anuncia desafios industriais e divulga novas tecnologias e novos fundamentos para engenheiros, gerentes, supervisores e outros profissionais do ramo da automação. A circulação da InTech abrange 28.000 membros da ISA, bem como milhares de outros leitores, que são classificados como assinantes "qualificados”. Isso acaba aumentando substancialmente o alcance das propagandas da revista.

A publicação trimestral ISA Transactions (Transações da ISA), publicada por Elsevier, é um informe especializado cujo público-alvo é o pessoal de pesquisa e desenvolvimento das universidades e indústrias dos ramos de instrumentação de processos, sistemas e automação.
 

InTech 

Livros e E-books 

 

ISA Distrito 4 conta com o apoio da revista C&I - Controle e Instrumentação na divulgação das atividades da ISA e das atividades de suas seções.

C&I - Controle e Instrumentação 

3

Normas

Os padrões da ISA desempenham um papel importante no trabalho dos profissionais de instrumentação e automação. Muitos padrões da ISA têm sido reconhecidos pelo American National Standards Institute – ANSI (Instituto Nacional de Padrões dos Estados Unidos). Os padrões da ISA abrangem um campo vasto de conceitos importantes para os profissionais de instrumentação e automação de processos.

A ISA possui comitês de padronização para símbolos e nomenclaturas usados na indústria, nos padrões de segurança para equipamentos em ambientes perigosos e não-perigosos e nos padrões de comunicação, para tornar disponíveis os equipamentos interoperáveis de vários fabricantes. A ISA tem também comitês adicionais para padronização de vários outros ramos técnicos importantes para a indústria.

Normas - Visualizar 

Normas - Pesquisar 

Normas - Comitês

4

5

Diretório de Automação

https://www.automation.com/directory/

6

7

8

bottom of page