top of page

Fundamentos, Tecnologias e Aplicações da Indústria 4.0

Instrutor: Max Mauro Dias Santos.
 

Data a definir.

Período: a definir.
Duração: 20 horas/ 08 encontros.
 
Recursos:
• Computador ou Notebook
• Microfone e alto-falante
• Sistema operacional: Windows 7 / 10 (32/64 Bit)
• Configurações recomendadas: Processador 2.0GHz, 8GB RAM, 5GB livre de HD/SSD
 
Pré-requisitos:
• Conhecimentos básicos de informática
• Conhecimentos básicos de automação industrial e gestão industrial
 
Descrição:
 
A indústria passando pela transformação à Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0 (I4.0). Sendo assim, a contextualização desta nova revolução, caracteriza-se por abordar as tecnologias correlacionadas à I4.0, como computação em nuvem, internet das coisas industrial, grandes dados, inteligência artificial etc. A indústria 4.0 refere-se a uma nova fase da Revolução Industrial que se concentra fortemente na interconectividade, automação, aprendizado de máquina e dados em tempo real. O Indústria 4.0, que abrange IIoT e manufatura inteligente, combina produção e operações físicas com tecnologia digital inteligente, aprendizado de máquina e big data para criar um ecossistema mais holístico e melhor conectado para empresas que se concentram no gerenciamento da cadeia de suprimentos e manufatura. Embora todas as empresas e organizações que operam hoje sejam diferentes, todas enfrentam um desafio comum - a necessidade de conexão e acesso a insights em tempo real de processos, parceiros, produtos e pessoas.
 
Ementa:
 
- Motivação e Introdução
- Conceitos de Indústria 4.0: Fundamentos e Revisão
- Principais aspectos de Indústria 4.0
- Arquitetura de referência modelo RAMI 4.0
- Tecnologias – Sensores, RFID, CLPs, IoT, Big Data, Robôs Industriais, Visão Computacional, Inteligência Artificial, etc
- Planejamento e controle da produção
- Planejamento e execução da manutenção
- Exemplos
 
Instrutor: Max Mauro Dias Santos
 
Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pelo Instituto Católico de Minas Gerais (1993); Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996); Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Aveiro - Portugal (2005/2006). Possui mais de 20 anos de experiência na indústria e academia. Atualmente é Professor do Departamento de Eletrônica (DAELE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Ponta Grossa (UTFPR-PG) onde atua como Professor dos cursos de Graduação em Engenharia Elétrica, Mestrado em Engenharia Elétrica e Mestrado em Ciência da Computação. É membro sênior do IEEE, do comitê de educação em engenharia da SAE e de Veículos Autônomos. Foi coordenador de projetos de P&D com as seguintes instituições: FCA (Fiat Chrysler Automobiles) (OEM), OpenCadd (Tier-1), Chiptronic (Tier-1), CNPq (Edital Universal - Faixa C), Renault & Fundação Araucária, FAPEMIG. Trabalhou nas empresas IBM, Volvo e General Motors.  Foi pesquisador convidado do IRCCyN, Ecole Centrale de Nantes, Universidade do Porto e Universidade de Aveiro. Atua e atuou como consultor e instrutor das seguintes empresas: Senai/CIMATEC, ITAIPU Binacional, C.E.S.A.R, Marcopolo, RCS, USIMINAS, ACESITA, FORD, AEA, SAE Brasil, AUTOTRAC, Ciclo Engenharia, GRABER, Chiptronic, Veltec entre outras. É autor ou coautor de 8 livros, mais 130 artigos, relatórios técnicos em veículos de comunicação técnico científicos nacionais e internacionais indexados, com mais de 126 citações e h-index = 13 (Web of Science) e 289 citações e h-index = 10 (Google Scholar). 

bottom of page