top of page

Tecnologias de Redes de Comunicação para Automação Industrial

Instrutor: Max Mauro Dias Santos*.
 

Data a definir.

Período: a definir.
Duração: 20 horas/ 10 encontros.

 

Investimento:

Em breve.
*A ISA considera estudante, o participante matriculado em curso superior ou técnico. É necessário que o estudante encaminhe o comprovante de matrícula para o e-mail isa@isacuritiba.org.br para validação da matrícula neste formato.

Forma de Pagamento:

​Aguarde a confirmação do curso para efetuar o pagamento. 
Forma de pgto: Depósito bancário / PIX / Cartão de Crédito (PayPal).​ 

 
Recursos:
• Computador ou Notebook
• Microfone e alto-falante
• Sistema operacional: Windows 7 / 10 (32/64 Bit)
• Configurações recomendadas: Processador 2.0GHz, 8GB RAM, 5GB livre de HD/SSD
 
Pré-requisitos:
• Conhecimentos básicos de informática
• Conhecimentos básicos de automação industrial e gestão industrial
 
Descrição:
 
A automação industrial consiste em arquiteturas de computação distribuídas com redes de comunicação que permite as aplicações trocarem informações entre si através de protocolos específicos e interoperáveis. É comumente conhecida como redes industriais em que possuem uma ampla variedade de tecnologias com protocolos e padrões bem definidos. Pretende-se assim apresentar os fundamentos e modelos de comunicação de dados das principais tecnologias de redes industriais aplicadas em sistemas de automação industrial. O participante será capas de especificar, projetar, testar redes indústrias adequadamente a partir dos principais conceitos apresentados neste curso. 
 
Ementa:
 
Introdução a Redes Industriais 
- Introdução a Redes de Computadores
- Modelo de Referência OSI/ISO
- Padrões de Redes Internacionais IEC e CENELEC
- Redes Industriais 1: DeviceNet, CANOpen, SDS e Ethernet Industrial
- Redes Industriais 2: Profibus (PA, DP e FMS), Profinet e AS-Interface
- Redes Industriais 3: Hart, Fieldbus Foundation (H1) e HSE


Ethernet Industrial
- Estrutura em Camadas da Tecnologia Ethernet
- Características e Propriedades Ethernet Industrial
- Interface com Aplicação
- Ethernet no Modo Half Duplex e Full Duplex
- Disponibilidade de Rede
- Gerenciamento de Tráfego
- Simulador de Rede Ethernet


Tecnologias de Ethernet Industrial
- Análise de Desempenho de Redes Ethernet
- Equipamentos de Redes Ethernet e Ethernet Industrial
- Ethernet Industrial 1: Ethernet/IP, HSE, SERCOS III e Modbus TCP
- Ethernet Industrial 2: EtherCAT, EPA, EPL, P-Net on IP
- Ethernet Industrial 3: Vnet/IP, SynqNet, IEEE 61850 e TCnet


Protocolo TCP/IP
- Histórico e Arquitetura TCP/IP – IPv4 e IPv6
- Protocolos IP, ICMP e outros
- Protocolos TCP, UDP e RTCP

 

*Instrutor: Max Mauro Dias Santos: Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pelo Instituto Católico de Minas Gerais (1993); Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996); Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Aveiro - Portugal (2005/2006). Possui mais de 20 anos de experiência na indústria e academia. Atualmente é Professor do Departamento de Eletrônica (DAELE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Ponta Grossa (UTFPR-PG) onde atua como Professor dos cursos de Graduação em Engenharia Elétrica, Mestrado em Engenharia Elétrica e Mestrado em Ciência da Computação. É membro sênior do IEEE, do comitê de educação em engenharia da SAE e de Veículos Autônomos. Foi coordenador de projetos de P&D com as seguintes instituições: FCA (Fiat Chrysler Automobiles) (OEM), OpenCadd (Tier-1), Chiptronic (Tier-1), CNPq (Edital Universal - Faixa C), Renault & Fundação Araucária, FAPEMIG. Trabalhou nas empresas IBM, Volvo e General Motors.  Foi pesquisador convidado do IRCCyN, Ecole Centrale de Nantes, Universidade do Porto e Universidade de Aveiro. Atua e atuou como consultor e instrutor das seguintes empresas: Senai/CIMATEC, ITAIPU Binacional, C.E.S.A.R, Marcopolo, RCS, USIMINAS, ACESITA, FORD, AEA, SAE Brasil, AUTOTRAC, Ciclo Engenharia, GRABER, Chiptronic, Veltec entre outras. É autor ou coautor de 8 livros, mais 130 artigos, relatórios técnicos em veículos de comunicação técnico científicos nacionais e internacionais indexados, com mais de 126 citações e h-index = 13 (Web of Science) e 289 citações e h-index = 10 (Google Scholar). 

Prof.Max.png
livro Redes.jpg

Max Mauro Dias Santos autor do livro: Redes Industriais Para Automação Industrial - As-i, Profibus E Profinet [por Alexandre Baratella Lugli (Autor), Max Mauro Dias Santos (Autor)]

bottom of page