www.isacuritiba.org.br
04 de Fevereiro de 2012

Palestras Técnicas Programadas

Palestra Altus

“Solução Hart sobre Profibus para gerenciamento de ativos”
As redes de campo e a integração de instrumentos representam um novo patamar tecnológico de qualidade no gerenciamento de ativos. Nessa direção, esse artigo apresenta os aspectos técnicos do desenvolvimento de hardware e software de um equipamento que possibilita a comunicação entre um mestre PROFIBUS-DPV1 e instrumentos HART. Adicionalmente, estão sendo apresentados os aspectos gerenciais do projeto, no que diz respeito ao desenvolvimento conjunto empresa-universidade.

Palestrantes:

Rafael Lima
Físico UFRGS, UFRGS, 2006
Pós-Graduação em MBA – Gestão de Empresas de Base Tecnológica, UNISINOS, 2008
Projetista de Sistemas e Produtos na ALTUS S/A, desde de 2002

João Netto
Engenheiro Eletricista, UFRGS, 1985
Mestrado em Ciências da Computação, UFRGS, 1989
Doutorado em Ciências Aplicadas pela Universite Catholique de Louvain, 1995

 

Palestra Coester Automação

“Desafios no Desenvolvimento de uma Rede Wireless para um Sistema de Controle de Válvulas em uma Refinaria”

O tema wireless tem dominado nos últimos tempos as discussões sobre o futuro das redes, suas aplicações e suas limitações. Como todas as novas tecnologias a serem empregadas a nível industrial, principalmente quando se fala de controle, encontram uma série de barreiras por parte dos usuários. Este trabalho é baseado em um estudo de caso, abordando os desafios encontrados no desenvolvimento inédito de uma rede sem fio via radio freqüência (Wireless) para controle de válvulas utilizando um grupo de cinqüenta atuadores elétricos inteligentes com capacidade de receber comandos e enviar informações operacionais em uma refinaria de petróleo no Brasil.

Palestrante: Carlos Henrique Hennig

Currículo              
Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade de Informática de Taquara (FACAT) – RS. Especialista em Engenharia de Software com cursos na Itália e em Israel. Trabalhou durante 15 anos em diversas atividades de pesquisa e desenvolvimento de sistemas embarcados na área aeroespacial e atualmente atua como gerente de tecnologia da Coester Automação S.A. Nos últimos anos teve vários trabalhos publicados na área de redes sem fio com aplicação na indústria.

 

Palestra Comercial Elétrica DW

Automação Embarcada em Pc – Tendências e Novas Tecnologias”

  • Apresentação das tecnologias existentes de automação embarcada em PC, tanto via Windows como via Hardware;
  • Vantagens e desvantagens sobre os sistemas tradicionais de automação;
  • Como os sistemas de automação embarcada se interagem com os mais diversos sistemas de automação já existentes, I/Os de campo e redes de comunicação;
  • Diferenças para a especificação, instalação e manutenção em relação ao sistema de automação tradicional.

Palestrante: André Petroff
Trabalha há 9 anos com sistemas de automação, é atual Gerente de Produto da linha de CLPs SIMATIC S7 Siemens. Formado em Engenharia Elétrica pela UNESP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP.

 

Palestra Emerson Process

“Wireless, uma Tecnologia Consagrada no Processo Industrial”

- Introdução ao Wireless;
- Aplicações;
- Conceitos;
- Arquitetura de uma rede Wireless

Palestrante: Junio Branco
Junio Branco é formado em Engenharia Elétrica pela FACENS (Faculdade de Engenharia de Sorocaba/SP). Atualmente é Engenheiro de Aplicação e Vendas Rosemount, especialista em instrumentos de campo e protocolos industriais, incluindo wireless hart e foundation fieldbus.
Atuando na EMERSON PROCESS MANAGEMENT desde 2001, Junio Branco teve também, trabalhos  desenvolvidos  nas  áreas  de  Engenharia  de  Intrumentação  e  Centro  de  Serviços.

 

Palestra IFM

“Instrumentação Embarcada no Ônibus de Hidrogênio”

Case: Ônibus movido a hidrogênio:
- Como funciona
- Vantagens
Controladores R360 Ifm Electronic, instrumentação embarcada para equipamentos móveis:
- Detalhamento do produto
-Aplicações possíveis na indústria com a tecnologia de instrumentação embarcada.

Palestrante: Agostinho Dantas Vale
Agostinho Dantas Valle, diretor ifm electronic , empresa alemã de automação industrial, que opera a 15 anos no mercado brasileiro. A matriz está sediada em São Paulo além dos escritórios regionais em Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza e Santa Catarina.

Colaboração especial: Engenheiro Sidney Oliveira Sobrinho
Sidney Oliveira Sobrinho, engenheiro Tuttotrasnporti, empresa brasileira de origem italiana sediada em Caxias do Sul – RS. Participou do projeto de lançamento do primeiro ônibus movido a hidrogênio no Brasil.

 

Palestra Innotec do Brasil

“Integração de Software CAE (COMOS) com SDCD”

    • Configuração / Exportação de Hardware
    • Configuração / Exportação de Diagramas Lógicos
    • Emissão de documentos gerados com a Integração

Palestrante: Tiago Santos Silva
  Engenheiro de Controle e Automação, trabalhando atualmente como Consultor  
     COMOS Sênior na Innotec do Brasil.

 

Palestra National Instruments

Novas Tecnologias para Aplicações Industriais e Embarcadas”

Conheça as novas tecnologias para aplicações industriais e embarcadas destacando os PACs - Controladores Programáveis para Automação - que reúnem a confiabilidade e robustez dos CLPs com a capacidade computacional dos PCs. Outra grande inovação que esta ganhando popularidades entre os projetistas de máquinas e processos são os FPGAs que oferecem alto desempenho para aplicações de controle avançado além reduzir o tempo de desenvolvimento. Saiba também como os clientes dos mais variados segmentos industriais estão tirando proveito dessas tecnologias através de cases e demonstrações práticas.

Palestrante: André Oliveira
Engenheiro de Vendas - National Instruments.
Formado em Engenharia de Controle e Automação Industrial - Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Metrologia Científica e Industrial - Universidade Federal de Santa Catarina.
Atuou por 7 anos na matriz National Instruments - Texas, nas áreas de Engenharia de Aplicações e Engenharia de Desenvolvimento de Testes para as plataformas Compact FieldPOINT e CompactRIO

 

Palestra Rockwell Automation do Brasil

“O uso da tecnologia e ferramentas de software para a correta tomada de decisão no dia a dia da fábrica”

O gerenciamento de uma fábrica requer uma criteriosa análise de informações-  chave para que a melhor decisão possa ser tomada. Entretanto, atualmente, as    empresas produzem bens, serviços e outras toneladas de informação – então,    quais são as informações-chave? A informação correta e de qualidade deve ser endereçada ao público correto. Gerência e Direção Corporativa, Instrumentação, Produção, Manutenção, Engenharia e Qualidade carecem de informações geradas pelo chão-de-fábrica. O que diferencia uma informação da outra é o grau de consolidação e o nível de decisão de cada consumidor destas informações. Nesta palestra abordaremos estas questões, bem como o posicionamento da Rockwell Automation no fornecimento de soluções que possam auxiliar em sua resolução.

Palestrante: Alessandro Ramalho dos Santos
Engenheiro eletricista formado pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, com pós-graduação em Sistemas Integrados de Gestão pela UFRJ e pós-graduando do curso de MBA em Marketing pela UFPR.
Atualmente é o gerente de produtos de automação para a região sul, centro oeste e triângulo mineiro da Rockwell Automation do Brasil.

 

Palestra Schneider Electric Brasil Ltda

“Transparent Ready - Realidade e Tendências na Aplicação de Ethernet TCP/IP no Chão de Fábrica”

I. Apresentação Institucional da Schneider Electric
II. Introdução
Historia da Ethernet
Conceitos de redes
Modelo OSI
Meios Físicos         
Serviços do TCP/IP
Serviços do CIP
III. Ethernet em tempo real
Conceitos Avançados
Rede Corporativa x Chão de Fábrica
Cliente x Servidor
Produtor x Consumidor
IV. Protocolos e Entidades Regulamentadoras
Modbus TCP/IP e Modbus-IDA
Ethernet/IP e ODVA
V. O Mercado
Crescimento da Ethernet
O porquê da Ethernet
Ethernet em todos os níveis
Tendências
VI. A Resposta Schneider
Tecnologia Web embarcada
Conexão direta a Base Dados
Infraestrutura em Ethernet
Exemplo arquitetura
Software gerenciador de rede
Novas Topologias
VII. Segurança da Informação
Desmistificando os riscos da Ethernet
VIII. Conclusão

Palestrante: Carlos Vicente Vieira Maciel
Atua como Engenheiro de Aplicação no Marketing de Automação Industrial da Schneider Electric Brasil Ltda, desde novembro de 2006. Experiência total de 10 anos no mercado de Automação / Instrumentação.
Prática tanto no uso de produtos de automação industrial (CLPs, IHMs, Supervisórios, Dispositivos remotos), quanto na especificação e uso de arquiteturas de redes de comunicação industrial.
Realizador de palestras, workshops e treinamentos, tanto para equipe interna da Schneider Electric, quanto para eventos e clientes.
Formação em Engenharia de Controle e Automação pela Escola de Engenharia Mauá – São Caetano do Sul / SP.
Formação também em Técnico de Instrumentação Industrial e em Eletrônica pela ETE Jorge Street – São Caetano do Sul - SP

 

Palestra Sense

“Segurança Intrínseca”

Palestra SICK Solução em sensores Ltda

“Tecnologia Híbrida para Medição de Particulados (Emissões)

- Princípios de Medição
- Instalação, Manutenção e operação
- Análise Isocinética (Gravimetria)
- Obtenção e Utilização dos resultados

Palestrante: Renato Rodrigues de Almeida
Engenheiro químico graduado pela Escola Superior de Química das Faculdades Oswaldo Cruz, atua na área de instrumentação analítica há mais de 15 anos, tendo trabalhado em empresas Hartmann & Braun e ABB.Há mais de 5 anos na SICK, é especialista de produtos na área comercial em Análise de Gases e Medidores de Particulados.

 

Palestra Wika do Brasil Indústria e Comércio Ltda

Padrões para Calibração de Pressão”
- Conceitos de instrumentos padrão;   
- Princípios de funcionamento dos instrumentos padrão;
- Critérios para seleção dos instrumentos padrão;

Palestrante: Bruno Taverna
Bruno Taverna, Tecnólogo em Processo de Produção, formado pela FATEC – Sorocaba/SP, com sólida experiência de mais de 05 anos em Instrumentação Industrial, atualmente é Especialista de Produtos na WIKA DO BRASIL, onde desenvolve e aplica soluções para calibrações de pressão e temperatura, e oferece suporte a clientes na montagem e estruturação de laboratórios. Vem participando ativamente dos treinamentos nas unidades do Grupo WIKA, na Alemanha.

 

Inscreva-se

As inscrições pelo site estão encerradas!

Serão realizadas inscrições no local do evento a partir das 8 horas.
Para maiores informações, entre em contato pelo telefone: 41. 3015-2271!

Expositores Apoio Realização Informações